sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de Benedito Gonçalves Pereira Nunes

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE BENEDITO GONÇALVES PEREIRA NUNES 
(AV. 28 DE MARÇO ESQUINA DE RUA DOS GOYTACAZES)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Dr. Benedito Gonçalves Pereira Nunes nasceu em Campos dos Goytcazes/RJ, no dia 06/12/1864, filho de Dr: Manoel Gonçalves Pereira Nunes e de d. Carlota Matilde Pereira Nunes, formou-se médico na Capital, e  retornou a sua cidade natal para exercer com maestria sua profissão. Como outros conterrâneos, um dia se viu  seduzido pela política, não aquele tipo de política em que só busca vantagens pessoais, mas política com “ arte de governar”. Esteve à frente do município de Campos de 1901 e 1903, quando essa sociedade se viu às voltas com o terror da epidemia conhecida como “ Peste Bubônica”. Elegeu-se deputado federal e também emprestou a sua valiosa colaboração ao município de Niterói, onde foi prefeito da Cidade. Além de médico e político militante, em uma determinada fase de sua vida, foi professor de Física e Química do Liceu de Humanidades de Campos. Casado pela primeira vez com d. Maria Francisca Matos, desse enlace nasceram cinco filhos, após o falecimento de sua primeira esposa, casou-se pela segunda vez com d. Elisa Delgado Costa. Em 1928 e 1929 o Dr. Pereira Nunes voltou a dirigir  os destinos de Campos, elegendo-se Prefeito do Município, entres suas obras mais importantes consta o calçamento da Praça São Salvador. Dr.  Pereira Nunes faleceu no dia 15 de dezembro de 1934 aos 69 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário