sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de Lacerda Sobrinho

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE LACERDA SOBRINHO 
(PRAÇA DA REPÚBLICA)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Dr. João Batista Lacerda Sobrinho nasceu em Campos dos Goytacazes no ano de 1880, filho do Comendador Luiz Carlos de Lacerda, formou-se em Medicina e casou-se com a Sra. Judith de Lacerda, com quem teve duas filhas. Cheio de talento e também dado ao cultivo das letras, foi fundador em Campos do Jornal “ A tribuna”.
Lacerda Sobrinho era um tipo de combatente ardoroso extremado – citam seus observadores, pois amava a luta por amor à vida. Qualquer que fosse a sua orientação política e a sua atitude encontrava apoio no seio da sociedade. Até hoje não se sabe a quem mais exaltar em Lacerda, se o médico, o jornalista ou o homem que soube ser, durante uma existência que durou tão pouco. Justiça se faz enaltecer o todo que ele encarnou, pois de todas as formas ele soube ser uma figura notável, modelo de homem público, modelo de chefe de família.
Faleceu no dia 16 de agosto de 1906, de Peste Bubônica, aos 26 anos de idade. Noticiando o fato, o Monitor Campista assim iniciou a sua nota: “A população da cidade, que desde anteontem se acha aterrada pelo fato de estarem infeccionados do terrível mal levantino os ilustres facultativos Dr. João Manoel da Silva Tavares, Dr. João Batista Lacerda Sobrinho e o Dr. Luiz Cardoso de Melo, que assistiam a um doente desse mal, teve a dolorosa notícia de que, apesar de todos os recursos da ciência, exalou o último alento o Dr. Lacerda Sobrinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário