RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:
PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DO MONSENHOR JOÃO DE BARROS UCHOA
(AO LADO DA CATEDRAL DO SANTÍSSIMO)
Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM
HISTÓRICO - Em 16 de fevereiro de 1965, por interferência pessoal de D. Antônio de C. Mayer, voltava para Campos, Monsenhor João de Barros Uchôa, com a missão, uma vez mais de Cura da Catedral, da qual fora abnegado construtor. O estimado sacerdote fez publicar os seus agradecimentos.
No dia 10 de julho de 1978, despedia-se de Campos por determinação superior, Monsenhor Barros Uchoa, figura extraordinária, a quem se deve o grande trabalho para a Construção da Catedral de São Salvador. Ao partir, publicou uma carta que terminava com essas palavras: “Mal ou bem, está terminada a minha missão em Campos, que outro faça muito mais para Glória de Deus e Salvamento das Almas”. O projeto de remodelação da Catedral foi entregue ao arquiteto Gastão Bahiana e o construtor da obra e do Busto foi feito por Modestino Kanto.
O falecimento do Mons. Uchoa ocorreu no dia 30 de abril de 1973. Assisti suas exéquias pois era seu secretário e amigo particular.
ResponderExcluirRobson Tadeu de Castro Maciel
Prof. Ms.