sábado, 21 de janeiro de 2012

Chafariz Belga

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
CHAFARIZ BELGA 
(PRAÇA DO SANTÍSSIMO)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Em 1902, a Companhia Campos Sindicate, Empresa Brasileira de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto doou ao 1º prefeito da cidade – Manuel Rodrigues Peixoto – primeiro prefeito de Campos, para que ele o instalasse em sua chácara na Rua do Ouvidor, mas ele acabou sendo instalado em praça pública.
O chafariz de louça belga, com predominância de tons azuis e caramelo, é composto por três peças, o famoso "Bolo de Noiva". Foi várias vezes reformado, tendo sido restaurado em 1991, quando recebeu de volta os leões e as taças que o adornam, que haviam sido destruídos.
11 de outubro de 1906 – Em comemoração à Descoberta da América, o Sr. Dr. Prefeito de Campos dos Goytacazes, Dr. Manuel Camillo Ferreira Landim, inaugurou a fonte oferecida ao Município pela Companhia The Campos Syndicate Ltda. Às 17:30 horas o Sr. Dr. Samuel Burgun, gerente da Companhia Syndicate, mandou tirar o tapume que se achava em torno da fonte. Em seguida, o Dr. Prefeito abriu a torneira geral da fonte e a água esguichou por todos os orifícios do belo repuxo. Nessa ocasião, a Banda Musical Lyra de Apollo executou o Hino Nacional e foi queimada uma salva de 21 tiros. O jardim e a fonte, à noite, estiveram profusamente iluminados por lâmpadas elétricas e grande multidão ali se conservou até depois das 10:00 horas da noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário