sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de Francisco de Paula Carneiro

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE FRANCISCO DE PAULA CARNEIRO 
(FOYER DO TEATRO TRIANON)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Francisco de Paula Carneiro, nascido em 01 de fevereiro de 1866, no inicio de sua carreira foi fotografo amador. Movido pelo dever de um cronista, ou de um repórter da Historia, focalizou nossa cidade com seus sobrados artísticos, seus chalés ornamentais. Enfim retratou Campos dos tempos antigos, como, também, captou com suas lentes a grande enchente de 1906. É importante ressaltar que todas as suas fotografias foram reproduzidas em postais encomendados na Holanda  e tais postais foram os primeiros que surgiram no comércio de Campos. Foi um verdadeiro fanático por sua terra natal, um amante do progresso nos vários setores da vida social e econômica. Instalou na Rua Treze de Maio o “Doze Bilhares”, o mais luxuoso café de sua época. Mais tarde, pensando no lado recreativo e educacional de Campos, mandou construir o Teatro Orion, tal casa foi construída na Rua Treze de Maio, no trecho onde hoje o boulevard tem o seu nome.  Alguns anos depois, querendo ampliar sua obra mandou construir o Teatro Trianon, com seu palacete anexo, promovendo a vinda a Campos de renomados artistas. Muito embora fazendeiro e usineiro, Carneirinho, como o tratavam seus amigos, era sempre um amigo para todas as horas, sempre disposto a ajudar. Tornou-se um homem popular e querido pelo povo. Casou-se com Cândida Pires Carneiro, com quem teve nove filhos. Trabalhou como secretário de Julio Feydith na Prefeitura de Campos, exerceu, também, o cargo de Juiz Suplente da 2ª Vara de Campos, fato esse que ocorreu em fevereiro de 1919. Devido à grande crise financeira que arrebatou Campos naquela época, fez com que toda sua obra, passasse às outras mãos. Francisco de Paula Carneiro, ou simplesmente Capitão Carneirinho, faleceu em 03 de outubro de 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário