sábado, 21 de janeiro de 2012

Monumento ao Expedicionário

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO 
(PRAÇA DO SANTÍSSIMO SALVADOR)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Instalado na Praça São Salvador, foi inaugurado em 14 de abril de 1947, logo após o término da II Grande Guerra Mundial. Numa hjomenagem a todos os que lutaram pela pátria. Trata-se de um mausoléu destinado a abrigar os restos mortais de todos os soldados que perderam a vida a partir da Guerra do Paraguai.  A obra é do escultor campista Modestino Kanto enfatizando-se a iniciativa do Dr. Thiers Cardoso chefiando uma comissão de jornalistas. No dia da inauguração, pela importância do ato, o prefeito à época, Aquiles Sales, decretou feriado.
O Monumento tem sete metros de altura e quatro de largura. A figura do soldado em bronze tem três metros e na face lateral há um relevo alusivo ao embarque dos Voluntários da Pátria. Na parte posterior, uma frase musical, em bronze, da marcha de Guerra “Brasil”, de autoria  de Thiers Cardoso. Na parte frontal, uma coroa de louros, em bronze, com a seguinte legenda: “Campos, a glória eterna dos que lutaram pela Pátria”.
O monumento, que já recebeu os despojos do capitão voluntário Manuel Teodoro de Almeida  Batista, morto na Batalha de Tuitui, está preparado para receber, também, os campistas que serviram na Campanha da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário