sábado, 21 de janeiro de 2012

Farol de São Tomé

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
FAROL DE SÃO TOMÉ 
(FAROL)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - No dia  dia 29 do ano de 1882, foi inaugurado o Farol de São Thomé, trabalho executado pela mesma firma, que mais tarde (07 anos depois), viria a construir a Torre Eiffel, em Paris.
É um dos principais atrativos do litoral campista. Farol de sinalização da Marinha do Brasil, instalado em 1882, tem 40 metros de altura e a sua importância cresceu com o intenso tráfego de embarcações de apoio às plataformas submarinas de petróleo na área do Farol de São Thomé.
Situado no centro de um terreno em área militar, começou a ser construído em 06 de fevereiro de 1882 por uma firma francesa. As obras duraram seis meses, sua inauguração aconteceu em 29 de julho de 1882, data essa escolhida por ser a data de aniversário da Princesa Imperial D. Isabel, condessa d´Eu. Sua estrutura de 47m de altura em ferro fundido não leva solda e antigamente, a iluminação era feita utilizando querosene como combustível. Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. Hoje usa refletores de 5ª classe. Com sua inauguração, o tráfico marítimo foi possível ser feito com maior segurança. Sua importância cresceu com a intensificação do tráfico de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Farol de São Tomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário