sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de José Carlos Pereira Pinto

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE JOSÉ CARLOS PEREIRA PINTO 
(JARDIM DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CAMPOS)


Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - José Carlos Pereira Pinto nasceu em Campos dos Goytacazes/RJ, na localidade de Barcelos (na época do seu nascimento tal localidade pertencia a Campos) no dia 20/08/1882. Fez todo seu estudo primário em São João da Barra onde, na escola, vendia suco que sua mãe fazia e já ganhava seu dinheirinho. Desde criança, fica claro o seu tino para o comércio e a indústria, mas escolhe inicialmente a senda comercial e vai trabalhar no Rio de Janeiro, na empresa Lemos Valle & Cia , onde foi convidado para ser sócio.
Depois de conhecer muito chão como caixeiro-viajante e verificar que o comércio não era a grande meta a atingir, vê-se atraído pela indústria do açúcar. Tornou-se contador e Gerente da Usina da Abadia. Em 1921 tornou-se proprietário da Usina Santa Maria e é o inicio de uma grande fase de sua vida industrial e o começo de um período de progresso para a região. Algum tempo mais tarde, adquire a Usina Santa Isabel, tornando-se um grande usineiro, credor da confiança dos que militam no seio da grande classe e não se esquece das pessoas humildes.
Outro meio que José Carlos Pereira Pinto arrumou para trabalhar pelo progresso e tranqüilidade de seu povo foi tornando-se um político. Primeiramente, tornou-se vereador da Câmara Municipal de Campos, onde chegara a presidência. Também foi Presidente da Associação Comercial e Diretor do Jornal “A Folha do Comércio”.
Representante de destaque no seio da lavoura fluminense, José Carlos muito realizou por intermédio do “Fomento Agrícola”. Mas, as muitas atividades o fizeram afastar-se, em parte da política. A vida social de Campos exigia a sua presença; Jóquei Clube, por exemplo, o convocara para o seu trabalho, oferecendo-lhe também por algum tempo a presidência.
Em 1934 perde sua companheira de todas as horas, sua esposa, D. Estefânia e devido a cicatriz que nunca foi curada, resolveu construir uma nova e grande Santa Casa para o povo de Campos Em 1944 foi inaugurada a Nova Santa Casa de Misericórdia de Campos, inauguração muito comemorada pelo povo campista naquela época.
Após 20 anos afastados da política, em 1945 retoma sua vida política, presidindo um partido do Governo do Estado do Rio, o Partido Social Democrático. Sem maiores esforços, foi eleito deputado federal, nove anos depois é eleito Senador da República  e em 1958 o povo o faz novamente Deputado Federal.
O Senador José Carlos Pereira Pinto foi também benfeitor do Instituto Profissional (antigo Patronato), religioso dos mais devotos, trouxe para Campos as Irmãs de Caridade da Divina Providência, para servirem tanto na Santa Casa como no Instituto Profissional N. S. da Lapa.
O Senador fez também construir nada menos que três grupos escolares, ergueu duas escolas públicas, uma em Campos e outra no município de Bom Jesus do Itabapoana.
Em 03 de outubro de 1970 aos 89 anos de idade, no Rio de Janeiro faleceu o Senador José Carlos Pereira Pinto, seu corpo encontra-se num grande mausoléu no Cemitério Público do Caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário