sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de José Alexandre Teixeira de Melo

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE TEIXEIRA DE MELO 
(PRAÇA NILO PEÇANHA)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Nasceu em Campos no dia 09 de julho de 1861 filho de Dr. José Alexandre Teixeira de Melo e Isabel Saturnino Marques de Melo, figuras expressivas da sociedade da época. Desde muito cedo, Teixeira de Melo mostrou seu talento para as ciências exatas e, na faculdade acabou por conquistar o diploma de engenheiro civil, pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Para se aperfeiçoar, foi estudar na Europa. Regressando à terra natal foi contratado pelo governo municipal, à época representado pela Câmara, como engenheiro da municipalidade. Mas chegou, também, a ser Chefe da Estrada de Ferro Tijuca e atuou no setor de Obras Públicas do Estado. Homem de grande cultura, também se dedicou às letras e se revelou um dos melhores poetas do seu tempo, deixando vários tratados literários e um grande numero de belas poesias. Faleceu o ilustre campista no dia 23 de dezembro de 1894, no Rio de Janeiro, com 33 anos de idade. O Monitor Campista, no dia 25 de dezembro, dois dias depois do infausto acontecimento, noticiou o seguinte: “Anteontem, à 2 horas e meia da tarde faleceu em consequência de violento acesso de “angina pectoris”, o Dr. Tancredo Saturnino Teixeira de Melo, coração bem formado, alma grande e generosa, soube ser amigo dos seus amigos. Seu sepultamento ocorreu no dia 24 de dezembro, no Cemitério do Caju. Antes do corpo descer ao túmulo foi executada a Marcha Fúnebre pela Banda Carvalho. A herma em homenagem a este ilustre campista foi inaugurada no dia 14 de abril de 1912, e tendo como autor da peça o escultor Rodolpho Bernadelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário