sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de Saldanha da Gama

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE SALDANHA DA GAMA 
(CLUBE DE REGATAS SALDANHA DA GAMA)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Um exemplo digno de ser seguido e herói reconhecido como o ilustre filho de Campos. Segundo Rui Barbosa, Saldanha da Gama: “Herói dos heróis! O homem mais completo e o caráter mais extraordinário que já conheci nesta terra!...”
Nascido em 7 de Abril de 1846, Luís Filipe de Saldanha da Gama, filho de Dom José e dona Maria Carolina, era o nono dos onze filhos do casal. Seu pai resolve deixar a cidade, onde moravam na Beira-Rio para viver na planície, em lugar afastado, e vai residir na Fazenda do Colégio.
Em 1853, Dom José resolve se transferir com a família para a côrte no Rio de Janeiro, onde, em 1859, aos treze anos de idade éfoi matriculado no Colégio D. Pedro II. Logo chega o momento das férias, Luís retorna à Fazenda do Colégio lá permanecendo sob os cuidados dos colonos de Dom José. Já mocinho, vive aqueles dias na companhia carinhosa da gente simples da fazenda. As férias terminam e Luís volta para o Colégio D. Pedro II.
Aos quinze anos Luís Filipe manifesta o desejo de ser homem do mar, tornar-se um grande marinheiro. Ninguém o impede e ele veste o cobiçado uniforme azul e branco. E assim um soldado se prepara para servir à pátria. Entrega-se de corpo e alma aos estudos. Não percebeu o tempo passar e sobe, degrau por degrau, até receber o título de aspirante naval. 
Aos 19 anos é dotado de sentimento e surge aos seus olhos a imagem de uma bonita mulher, Emília Josefina. Faz-se noivo e casa-se. Em meio às batalhas, regressa ao Rio, em 14 de Fevereiro de 1869, como o 1º tenente mais coberto de glórias. É promovido capitão tenente. Demonstra ser um revolucionário restaurador.  Saldanha da Gama morre em batalha em 24 de Junho de 1895.

Nenhum comentário:

Postar um comentário