sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto do Pastor João Barreto da Silva

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DO PASTOR JOÃO BARRETO DA SILVA 
(JARDINS DO COLÉGIO BATISTA FLUMINENSE)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - O pastor João Barreto da Silva, nasceu em Ernesto Machado, município de São Fidelis/ RJ no dia 10 de agosto de 1904. Nascido em uma família humilde, desde cedo começou a trabalhar com seu pai. Em 1920, matriculou-se no Colégio Batista, onde estudou. Tamanha dedicação e empenho nos estudos, fez com que se tornasse professor, ministrando aulas para alunos de classes inferiores.
Formou-se em Teologia, foi brilhante orador, uma vez concluído o curso de Teologia,  assumiu o magistério do Colégio Batista Fluminense. Consagrou-se pastor no ano de 1927, em Magé, e a seguir pastoreou além desta, as Igrejas de Pádua, no período de 1930 à 1936, a Segunda Igreja de Campos, fundada em 1º de junho de 1937, da qual foi seu pastor até sua morte, e ainda as Igrejas de Pureza, Cambuci, Tai, Murundu, Ubá, Monte Verde e Rio Preto.
Em 1936 tornou-se um dos diretores do Colégio Batista Fluminense de Campos, trabalhou em prol  da criação do curso ginasial, trabalho esse que viu produzir seus frutos. Foi pioneiro no curso ginasial noturno em Campos, em seguida criou os cursos noturnos de Técnico em Contabilidade e o Cientifico, visando cs estudantes que precisavam trabalhar durante o dia.
Logo após a criação desses cursos, criou o primeiro curso Normal Noturno de Campos. Em 1948 o Pastor João Barreto,começou a construção de um dos maiores templos do Brasil, situado na Avenida Alberto Torres. Com grandes lutas, conseguiu ver seus sonhos realizados. Em sua inauguração contou com a presença do Governador do Estado, que fora um de seus ex-alunos.
O Pastor João Barreto tinha um grande amor a causa que abraçou, lutou muito para que os jovens, através da escola ou da Igreja, levantassem seus olhos e contemplassem as boas oportunidades, sua palavra era sempre ouvida com muito respeito e admiração. Professor João Barreto fazia da educação um meio seguro de instruir o povo.
Foi um dos fundadores do Seminário Teológico Batista Fluminense, propugnou com denôdo pela criação da Junta de Educação, e mais tarde, com outros, lutava em prol das seguintes juntas: Coordenadora, de Evangelização de Beneficência. Foi secretário por muitos anos, da Sociedade Patrimonial de Campos. Em sua missão religiosa, foi Presidente da Convenção Batista Fluminense, Presidente da Junta de Evangelização, Presidente por 10 anos da União de Pastores do Est. do Rio.
Além de professor, foi membro do Conselho de Educação e Cultura do antigo estado Rio, membro do Sindicato dos Diretores de Estabelecimentos Particulares de Ensino.
Foi casado, teve filhos e foi agraciado com o titulo de Cidadão Campista e como se não bastasse suas atribuições, ainda encontrava tempo para dedicar-se às letras, deixando na imprensa, publicações notáveis.  Faleceu em 09 de setembro de 1963, vitima de um desastre de automóvel.
Das homenagens póstumas que recebeu, constam as seguintes:
·         Um Ginásio com seu nome no Parque Guarús
·         Um Grupo Escolar, com seu nome, na vila em que nasceu.
·         Um busto, homenagem de seus ex-alunos , junto ao Colégio Batista e no Parque Leopoldina uma rua leva o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário