sábado, 21 de janeiro de 2012

Busto de José Alves de Azevedo

RESOLUÇÃO Nº 003/2011
Determina o Tombamento de Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências.
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam Tombados como Patrimônio Material do Município de Campos dos Goytacazes, os seguintes Bustos, Estátuas, Efígies, Marcos Comemorativos e Monumentos, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO MATERIAL
BUSTO DE JOSÉ ALVES DE AZEVEDO 
(ESTAÇÃO RODOVIÁRIA)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
Orávio de Campos Soares
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - José Alves de Azevedo nasceu em 28 de dezembro de 1910, filho de família humilde, o menino de Goytacazes começou cedo a trabalhar, começa sua labuta  na Usina com a função de colocar cana na esteira, labuta esta perigosa, mas não para um menino ágil como José. Sempre estudioso e esforçado, mudou-se para a Cidade e empregou-se em uma padaria, além do balcão, fazia entregas e o estudo, só à noite.
Em 1938, mesmo com todas as dificuldades formou-se em Direito na Clóvis Beviláqua. Casou-se com Georgina, com quem teve 04 filhos. Seu ingresso na política deu-se no ano de 1950 pelo PTB, onde se fez Prefeito até 1955, quando pavimentou o “Paula Carneiro”, estruturou o Corpo de Bombeiros, permitiu açougues populares, fez praças em Goytacazes e em São Sebastião, construiu o Aeroporto, fez campanha pela água para Santa Maria e Santo Amaro, cuidou do Imbé e Mocotó, construiu coretos e fazia questão de prestar contas semanalmente no rádio.
Em 1955, elegeu-se Deputado Federal, tomou parte em comissões e foi Vice da Câmara e do Partido. Posteriormente, os campistas o retornaram para prefeitura, onde permaneceu de 1959 à 1962.
Mais experiente planejou realizar seu sonho: erguer a moderna rodoviária, mas a arrecadação não pode sustentar tal obra e as enchentes do Paraíba levaram tudo, mas mesmo com todas as dificuldades, manteve seu ideal. Sem deixar perder as esperanças, José Alves, “toca” a construção.
Em 1959, voltou a ser Prefeito, tendo como seu Vice Edgardo Machado.
Em 23 de novembro de 1991 faleceu o ilustre Dr. José Alves de Azevedo ( homenageado ao identificar o Centro Administrativo Municipal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário